Pages

sábado, 24 de dezembro de 2011

O Cinismo da reciclagem

Autor: Philippe Pomier Layrargues.
(disponível na internet: endereço)

O autor faz um estudo sobre as campanhas de reciclagem de latas de alumínio promovida pela indústria responsável pela fabricação destes recipientes, discutindo a pedagogia dos três ERRES, a omissão ou desvalorização dos aspectos da redução e reuso e a ênfase na reciclagem. Apresenta as duas principais visões sobre o consumismo e quantifica os benefícios da bem sucedida campanha de reciclagem de latas de alumínio.

Recomendo esta leitura para todos que trabalham com projetos de reciclagem na escola, pois o autor demonstra que não podemos desvencilhar nossos projetos da discussão do consumismo que prepondera em nossa sociedade.

Nesta questão sinto-me como numa luta entre “um gigante e um anão”,. O gigante seria o grande poder convencedor das campanhas de marketing e nós na escola rebatendo esta onda do consumismo... Claro visto a curto prazo, mas as transformações vão sendo semeadas e a longo prazo vão ocorrendo as modificações. Basta que observemos que atitudes aceitas no passado hoje não cabe mais e os que permanecem no mesmo ponto de vista ficam a margem. Um exemplo é a pena de morte.

A Dissertação de Maria de Fátima Costa Cabral Peixoto, intitulada “Produção, uso e reaproveitamento do papel na percepção de atores sociais”.

Este é um trabalho inédito produzido pela pós-graduação em Ciências Florestais da UFCG e a autora avalia a percepção em ambiente acadêmico sobre os temas sustentabilidade, reuso e impactos ambientais em relação ao papel que é importante insumo utilizado no registro de informações no meio escolar e depois apresenta artesãos (atores sociais) que produzem objetos decorativos utilizando o papel. Verifica em que nível se desenvolve no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão a sustentabilidade ambiental. Finaliza fazendo proposições para o uso sustentável deste material.

Vale a pena ler e avaliar o que podemos fazer para minimizar seu consumo.

0 comentários:

Postar um comentário