Pages

sábado, 19 de março de 2011

Filme: Wall, E.

Excelente para despertar o aluno sobre os problemas gerados pela produção excessiva de lixo e que, no filme, invivabilizou a existência da vida.

Os seres humanos passaram a viver em naves espaciais com todas as suas necessidades supridas pelas máquinas, por causa da vida extremamente sedentária seus músculos  atrofiaram, tornaram-se obesos e sem nenhum contato humano, comunicavam-se via internet.
O foco da estória gira em torno de um único robô Wall.e que permanece executando sua função na terra, a de compactar o lixo e organizá-lo em enormes pilhas, acompanhado de uma baratinha.

Temporariamente os humanos enviam à terra uma série de robôs que buscam se a terra está gerando alguma forma de vida vegetal, chamados de Eva, pois tal presença sinaliza a reeclosão da vida na terra.

Wall.e embora sendo robô expressa atenção e cuidado. Enternece o público quando demonstra cuidado com sua amiga barata, sensibilidade pela música e pela dança e o desejo da sensação de tocar nas mãos.

Wall.e executando seu trabalho encontra uma muda de planta e a guarda em sua  “casa” que ao apresentar a Eva iniciam uma jornada para trazer os humanos de volta à terra.

O filme trata do impacto ambiental gerado pela emissão de poluentes industriais e resgata a sensibilidade que estaria sendo perdida nesta civilização tecnológica humana.

Assistir Wall.e possibilita discutir em sala de aula: influência dos impactos ambientais na vida do ser humano; desenvolvimento industrial e produção de lixo;  a sensibilidade e a ternura como valores que resgatarão a humanidade dos seres humanos.

Mas assistir Wall.e significa pensar em coisas simples que envolvem ternura e cuidado de uns para com os outros.

Para aprofundamento do tema sugiroPara o público adulto sugiro o uso do livro “A Sociedade do Lixo: resíduos, a situação energética e a crise ambiental, 2a edição, 1998. Editora UNIMEP.

Profa. Dra. Joedla Rodrigues de Lima
UAEF/UFCG

0 comentários:

Postar um comentário