Pages

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Blog Educador Ambiental de Patos - PB


“Educar é mais que um processo de transmissão de informações, educar implica na mudança de comportamentos que é o sumo de todo processo de sensibilização, motivação, conhecimento.

Por isto mesmo esta não é tarefa apenas da família, da sociedade, da escola, do indivíduo em si é o somatório de tudo isto, tendo este indivíduo o papel de selecionador dos estímulos que acolherá e fará parte da sua estrutura individual.

A educação sócio ambiental significa sensibilizar e instrumentalizar  o educando para as questões que envolvem a sustentabilidade da sociedade em que está inserido e o ambiente natural que lhe serve de berço e de manutenção de seus processos mentais.

Porto Gonçalves1 afirma que o ser humano é natureza que toma consciência de si própria  e esta é uma descoberta verdadeiramente revolucionária numa sociedade que disso se esqueceu ao se colocar o projeto de dominação da natureza.

Este blog que faz parte do Programa de Ações para a Sustentabilidade Sócioambiental (PASS/UFCG) pretende reunir os que atuam e também os que se interessam pelo tema da sustentabilidade socioambiental na educação com o objetivo de nos fortalecermos mutuamente, trocarmos informações, sabermos o que se tem realizado nesta área e trocarmos sugestões de práticas que podem integrar projetos na escola.
Da mesma forma que educação não é responsabilidade de um segmento. Este espaço é nosso, apenas administrado pelo PASS/UFCG. A variedade de informações de sugestões o aumento no número de visitantes e os comentários/sugestões serão a nossa cara. Nossa no sentido de sermos nós que fazemos ou nos interessamos pela educação socioambiental em Patos (PB) e cidades circunvizinhas.

Um abraço de todos nós que coordenamos este blog e o desejo de que construamos novas etapas no processo de sustentabilidade e educação sócioambiental na realidade do semiárido brasileiro.


1 - Carlos Walter Porto Gonçalves em: Os (Des)caminhos do meio ambiente. Editora contexto. Página 09.

0 comentários:

Postar um comentário