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segunda-feira, 2 de julho de 2012

Para Início de Conversa...


Este blog pretende aprofundar ou, pelo menos dar visibilidade a quem trabalha com sustentabilidade sócio ambiental na sua vertente educacional, mas para início de conversa o que dizer isto?

Sustentabilidade - vem do latim sustentare (sustentar, defender , favorecer, conservar, cuidar)  que diz respeito a tendência dos ecossistemas tenderem a estabilidade, ao equilíbrio dinâmico, a funcionarem na base da interdependência e da complementaridade, reciclando matérias e energias. Desta afirmativa depreende-se que sustentabilidade relaciona-se com a continuidade dos serviços ambientais e aos ciclos.

Sustentabilidade é um termo inaugurado pela ecologia, ciência criada em 1866 por Ernest Haekel, para estudar os sistemas vivos desta época para cá a ecologia avançou no sentido de estudar as interrelações homem e meio ambiente e ao fazer uma crítica quanto a forma de atuação do ser humano.

Segundo o criador desta ciência a ecologia é o estudo do inter-retro-relacionamento de todos os sistemas vivos e não-vivos entre si e com seu meio ambiente. (Fonte: Ecologia: Grito da terra, grito dos pobres. Autor: Leonardo Boff. Editora Sextante, 2004)

A singularidade desta ciência, segundo Leonardo Boff na obra citada acima, não está no estudo de um dos elementos isolados, mas na interrelação deste com o ambiente em que vive e com os seus pares.

Sócioambiental - refere-se ao conjunto sociedade e meio ambiente. O ser humano é um ser que se agrega para poder sobreviver e, para atender as suas necessidades essenciais e culturais, acessa os recursos naturais construindo formas de se interrelacionar com o meio, portanto ao se agregar os seres humanos e o meio ambiente significa que se estuda a dinâmica e a interrelação entre eles.

Esta visão procura evitar que se defenda a natureza em detrimento da vida e sobrevivência humana, que se caia no extremismo de se proteger as espécies sem cuidar do ser humano que se encontra também em situação de risco, os pobres e miseráveis que vivem sem condições de atender as suas necessidades básicas de alimentação, moradia, segurança, educação e lazer e sem as mínimas oportunidades para desenvolver suas potencialidades.

Educação - Ação de desenvolver  as capacidades psíquicas, intelectuais e morais. Em todas as fases da vida o ser humano deve estar aberto a este processo e nunca considerar-se pronto, acabado, porque na realidade ele nunca estará. Constitui-se demonstração de sabedoria sabedoria reconhecer como disse o filósofo Sócrates “Só sei que nada sei” e não acomodar-se permanecer em descoberta, conforme se posicionou o físico Albert Einstein: considero-me como uma criança caminhando a beira do mar e recolhendo conchas enquanto a imensidão do oceano permanece desconhecido para mim. Reconhecer-se como um descobridor, mas acomodar-se nunca!

Entretanto estes conceitos que constituem este projeto caem no vazio e não geram ações se não os encaixarmos numa discussão que começa em mim e em você: Que tipo de civilização queremos?

-Qual a civilização que você quer?
Nesta civilização que valores devem ser cultivados?
Que relação tem esta civilização que queremos com nós próprios, ou seja, que tipo de felicidade ela nos proporcionará? Proporcionará a meus descendentes? A comunidade que eu integro?

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