Pages

sábado, 10 de março de 2012

Fogueira e consciência ambiental


A fogueira na festa junina representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para esquentar as comidas típicas, como canjica, curau e até mesmo o quentão, bebida própria para aquecer em dias de frio, temperada com gengibre. A fogueira fica em evidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial.

Entretanto nos dias de hoje com o intenso desmatamento, principalmente no nordeste brasileiro campanhas vêm sendo realizadas no sentido de substituir a queima da fogueira por outros artifícios, um deles é a fogueira ecológica que é feita com tubos de papelão substituindo a madeira e papel celofane ou seda imitando a chama, embaixo coloca-se lâmpadas e a fogueira fica iluminada, embeleza o ambiente, mas não gera fumaça, nem contribui para o desmatamento e a produção de gás carbônico,Souza et al. (2010) citado por Pinto (2007) afirmam que o impacto causado pelo uso indiscriminado da vegetação para fazer fogueira de São João é extremamente preocupante, pois colabora para a devastação e, conseqüentemente, para a desertificação do semi-árido (e outros biomas), sem mencionar o volume de lenha utilizado diariamente para alimentar os fornos das padarias, aquecer os fornos das olarias, as caldeiras das indústrias e de práticas errôneas de agricultura como a coivara (queima para plantio).

O solo vai perdendo a cobertura fértil e, aos poucos, torna-se estéril. A Figura 1 mostra uma fogueira típica em que, para minimizar os impactos gerados pelo desmatamento pode-se utilizar madeira de demolição (reaproveitamento de madeira) ou fazer uma fogueira coletiva, onde moradores de uma rua se reúnem e fazem apenas uma fogueira para a festa ao invés de várias fogueiras individuais. Uma ressalva faz-se uma fogueira de tamanho normal e não uma super fogueira!

As figuras 2 e 3 mostram a quantidade de madeira vendida para queimar no período junino e uma demonstração da derrubada de árvores.

 Figura 1

Figura 2

Figura 3
 Fonte das Imagens: www.bloguito.com.br. 2010;Bezerra, 2012 e Lima, 2012.


Mais do que nossos avós se preocuparam nós precisamos nos preocupar com o meio ambiente, no sentido de respeitar seus limites e aprender a parcimônia, pois na época deles não se falava, nem se percebia de forma tão intensa os problemas ambientais. Eles exigem nossa mudança de comportamento, que deve estar baseado no sentido de conhecer e respeitar os ciclos e o ritmo da natureza, maior parcimônia e responsabilidade no uso dos recursos naturais. Desenvolvimento de atitudes de humildade perante a natureza (Souzaet al. 2010).

Pensar o meio ambiente é pensar na própria condição de existência de vida no planeta, pois meio ambiente é tudo que nos cerca e que nos possibilita desenvolver.Segundo a Constituição Federal de 1988:


“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”
(Constituição da República Federativa do Brasil, 1988, CAPÍTULO VI, DO MEIO AMBIENTE, Art. 225).


Diante das questões ambientais, por uma saúde ambiental propomos que a Festa Junina seja valorizada por meio da montagem de bandeirinhas, balões feitos de jornais ou revistas, mini cenários com garrafas pet como apresentam as figuras 4, 5 e 6.

Por mais que muitas pessoas pensem que não passa somente de lixo, podemos fazer muita coisa utilizando esse material reciclado, e fazer uma linda decoração, basta tercriatividade. Além do mais, pode ser mais barato fazer uma decoração com o material reciclável do que com o material comum. Pois terás peças totalmente diferenciadas e únicas, o que vai garantir que você seja notado como uma pessoa moderna e que se preocupa com o planeta.

É assim que o PASS (Programa de Ações para a Sustentabilidade Socioambiental) vem incentivando a cultura do reduzir, reutilizar e reciclaros resíduos, sensibilizando para a necessidade do respeito à natureza, pois estas ações significam de ser responsável consigo mesmo, com a comunidade que está inserido, com o planeta e com as futuras gerações.

Aproveitem a tradição junina com muita alegria e de forma saudável!!!

 Figura 1

 Figura 2

 Figura 3
Figuras 4,5 e 6- Ornamentos com Bandeiras, balões, fogueira ecológica e mini cenário para o São João desenvolvido pelo PASS/UFCG. Fonte: Calegari, 2012


Autora: Carina Cristina Agnes Calegari

0 comentários:

Postar um comentário